Novidade!

NA HORA H

Chegou a hora do exame, e agora? Para a maioria das pessoas o nervosismo é a principal barreira na hora de fazer um exame de aptidã...

domingo, 30 de agosto de 2015

MUDANÇAS QUE NÃO MUDAM NADA!




Quase todo dia tem um novo projeto de lei para alterar o código de trânsito e tentar reduzir os índices alarmantes de acidentes e mortes em nosso trânsito.

Mas será que são necessárias tantas mudanças?

A legislação de trânsito brasileira é equiparável a da maioria dos países do primeiro mundo, o problema é que as nossas regras repousam no papel e deixam de cumprir com o seu objetivo de educar, fiscalizar e punir os infratores para que a segurança de todos prevaleça.

É claro que ajustes pontuais são necessários, mais na maioria das vezes essas mudanças não tem embasamento técnico e estatístico que comprovem sua real necessidade, e acaba se tornando mais uma letra morta em nossa legislação.

De que adianta aumentar o valor das multas se bem poucos são multados?

Ou aumentar as penas por crime de trânsito se ninguém vai preso?

Se a sensação de impunidade continua?

Acredito que estamos investindo tempo e recursos em mudanças que não surtem os efeitos desejados e os acidentes e mortes continuam aumentando.

O código de trânsito determina que o órgão máximo executivo organize e divulgue os dados estatísticos que poderiam identificar os principais problemas, mais infelizmente isso não é feito, então como saber exatamente onde atuar? E quando uma mudança é implementada, como saber se produziu resultados se não temos acompanhamento dos dados estatísticos? 

Ao longo dos últimos anos muita coisa vem mudando, mais os acidentes e as mortes continuam aumentando.

Até quando continuaremos cometendo os mesmos erros?

E quem paga a conta disso tudo?




segunda-feira, 3 de agosto de 2015

PRINCIPAIS FATORES DE RISCO





 Quem não sabe que é obrigatório respeitar os limites de velocidade, o sinal vermelho do semáforo,  que todos devem usar cinto de segurança e capacete, que não se pode ultrapassar em locais proibidos, ou seja, esses erros junto com a embriaguez são falhas comportamentais que provocam a grande esmagadora maioria dos acidentes e mortes em nosso trânsito.

Os nossos condutores precisam principalmente melhorar sua conduta, o respeito as regras, então precisamos nos empenhar em educar e fiscalizar melhor, pois isso refletirá diretamente na redução de acidentes e mortes no trânsito.

PENSEM NISSO!