Novidade!

NA HORA H

Chegou a hora do exame, e agora? Para a maioria das pessoas o nervosismo é a principal barreira na hora de fazer um exame de aptidã...

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

NOVOS DADOS DO DPVAT




Nos primeiros nove meses de 2013 o DPVAT já indenizou quase 450 mil vítimas de acidentes de trânsito no Brasil, número 25% superior ao mesmo período do ano passado. 73% dessas indenizações foram para pessoas que ficaram com algum tipo de invalidez permanente, já o número de indenizações pagas as famílias por morte que chegou a 13% em 2012 caiu para 9% este ano, o que representa cerca de 42 mil vitimas fatais, lembrando ainda que esse dados são até setembro.
 
Como normalmente acontece as motocicletas lideram o ranking com 72% das vitimas enquanto que os automóveis respondem por 23% das indenizações.
 
60% das vitimas eram condutores, 23% pedestres e 17% passageiros.
 
76% das vitimas são homens e a maioria na faixa de 18 a 34 anos.
 
Sem dúvida alguma os dados do DPVAT são os mais confiáveis já que os órgãos do governo deixam muito a desejar nesse quesito.

Se a tendência continuar no último trimestre, chegaremos a 56 mil mortos no ano e mais de 400 mil pessoas invalidas!

São dados muito preocupantes, mais esses mesmos dados apontam onde estão os principais problemas, mais infelizmente nem o governo toma atitudes que faça reduzir esses números, nem o nosso povo procura corrigir suas falhas, então infelizmente tá bem complicado melhorar isso.  

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

LOMBADAS



A lombada é um mal necessário.
Se todos respeitassem as regras de circulação e os limites de velocidade não precisaríamos tanto delas, o problema é que na maioria das vezes as lombadas não são devidamente sinalizadas e acabam provocando acidentes, pois surpreendem os condutores que pulam as lombadas e perdem o domínio dos veículos. Colisões e atropelamentos muitas vezes acontecem por esse motivo.
Principalmente quando o condutor é inexperiente e suas habilidades ainda não estão muito bem desenvolvidas, a surpresa de encontrar uma lombada em cima da hora o leva a tomar decisões erradas, por exemplo, ele freia bruscamente e provoca uma serie de colisões com os veículos que estão atrás dele, quando seria , neste caso especificamente, menos perigoso segurar firmemente a direção, aliviar um pouco no freio e pular a lombada.
É claro também que muitos desses acidentes que envolvem lombadas ocorrem porque os condutores estão em alta velocidade e não tem tempo para tomar decisões.
Durante uma aula a um tempo atrás dois alunos comentaram que uma lombada foi implantada numa via movimentada por causa do atropelamento de uma criança. A própria comunidade solicitou a lombada. Colocaram a lombada só que não a sinalizaram, resultado: um motociclista pulou a lombada e o passageiro caiu, morreu também.
É curioso como o poder público investe grande soma de recursos na pavimentação das vias e não as sinalizam, ou seja, será que as placas e as tintas são mais caras que o asfalto?

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

EXAME TOXICOLÓGICO



Uma nova resolução do Contran publicada em novembro tornou obrigatória a realização de exame toxicológico para os condutores das categorias C, D e E. A resolução estabeleceu o segundo semestre de 2014 para entrar em vigor essas novas regras, ou seja, a partir de julho do ano que vem, qualquer processo de renovação ou reclassificação nessas categorias será exigido além do exame médico tradicional e o psicotécnico, também esse exame toxicológico.
A resolução 460 chama esse exame de "Exame toxicológico de larga janela de detecção" pois ele identifica se a pessoa utilizou substâncias psicoativas nos últimos 90 dias.
O maior objetivo segundo a resolução, é evitar que esse condutores de caminhões, ônibus e carretas façam uso de tais substâncias no dia-a-dia do trânsito.
O problema é que nossa habilitação tem validade de 5 anos (60 meses), e o exame identifica substâncias dos últimos 90 dias, então como ficam os outros 57 meses? O que impede que o condutor volte a usar essas substâncias depois de aprovado nesse exame? Quanto vai custar esse exame?
Será que realmente essa medida mudará a realidade de nossas rodovias com tantos condutores fazendo uso de substâncias proibidas? Ou vai ser mais uma burocracia que vai nos custar caro?
Infelizmente as fiscalizações são raras, a policia é mal aparelhada, e quem é pego fazendo bobagens acaba se aproveitado de nossa tradicional impunidade.
Acredito que devemos sempre buscar medidas que contribuam para a redução dos acidentes, mas isso tem que ser feito de maneira muito bem pensada e organizada para que não seja apenas mais uma maneira de muita gente ganhar dinheiro com isso.