Novidade!

NA HORA H

Chegou a hora do exame, e agora? Para a maioria das pessoas o nervosismo é a principal barreira na hora de fazer um exame de aptidã...

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

LOMBADAS



A lombada é um mal necessário.
Se todos respeitassem as regras de circulação e os limites de velocidade não precisaríamos tanto delas, o problema é que na maioria das vezes as lombadas não são devidamente sinalizadas e acabam provocando acidentes, pois surpreendem os condutores que pulam as lombadas e perdem o domínio dos veículos. Colisões e atropelamentos muitas vezes acontecem por esse motivo.
Principalmente quando o condutor é inexperiente e suas habilidades ainda não estão muito bem desenvolvidas, a surpresa de encontrar uma lombada em cima da hora o leva a tomar decisões erradas, por exemplo, ele freia bruscamente e provoca uma serie de colisões com os veículos que estão atrás dele, quando seria , neste caso especificamente, menos perigoso segurar firmemente a direção, aliviar um pouco no freio e pular a lombada.
É claro também que muitos desses acidentes que envolvem lombadas ocorrem porque os condutores estão em alta velocidade e não tem tempo para tomar decisões.
Durante uma aula a um tempo atrás dois alunos comentaram que uma lombada foi implantada numa via movimentada por causa do atropelamento de uma criança. A própria comunidade solicitou a lombada. Colocaram a lombada só que não a sinalizaram, resultado: um motociclista pulou a lombada e o passageiro caiu, morreu também.
É curioso como o poder público investe grande soma de recursos na pavimentação das vias e não as sinalizam, ou seja, será que as placas e as tintas são mais caras que o asfalto?

Nenhum comentário: