Novidade!

NA HORA H

Chegou a hora do exame, e agora? Para a maioria das pessoas o nervosismo é a principal barreira na hora de fazer um exame de aptidã...

terça-feira, 13 de março de 2012

DE QUEM É A PREFERÊNCIA?


Esse assunto é muito importante!

A maioria dos acidentes nas vias urbanas acontecem nos cruzamentos porque as pessoas esquecem que não é possível passar dois ao mesmo tempo no mesmo lugar. Ocorre também que grande parte dos nossos condutores não conhecem bem as regras de preferência e as sinalizações pertinentes ao tema. Resultado: Acidentes!
E quando esses acidentes envolvem motocicletas normalmente as lesões são graves e as vezes levam a morte do condutor.
A placa logo abaixo é a " DÊ A PREFERÊNCIA", então quando nos deparamos com esta placa temos a obrigação legal de ceder o direito de passagem para o outro condutor, caso contrário podemos ser multados em R$ 195, e perder 5 pontos na habilitação, já que se trata de uma infração grave. Infelizmente muitos não sabem disso e outros tantos não respeitam.




Quando não houver sinalização no cruzamento, a preferência será do veículo que vier pela direita do condutor, então na ilustração abaixo o veículo verde tem a preferência pois esta do lado direito do veículo branco.




Neste outro caso não tem pra ninguém a preferência é do trem!





No caso de rotatória a preferência será do veículo que estiver circulando por ela, portanto no exemplo abaixo o veículo B tem preferência de passagem sobre o veículo A.




Por que temos que passar primeiro?

O Semáforo é a sinalização mais clara que existe. Qualquer criança da pré-escola já conhece, o problema é que mesmo nos cruzamentos semaforizados os acidentes acontecem pois muita gente não respeita.

Então será que podemos confiar nossas vidas nessas regras e sinalizações?

Eu acredito que não. Nós devemos conhecer, respeitar, mais além disso agir defensivamente, por exemplo, mesmo que o sinal esteja verde devemos reduzir um pouco a velocidade e prestar atenção aos lados prevendo a possibilidade de algém invadir o sinal e agindo prontamente para evitar o acidente.

Então amigos o mais importante não é passar primeiro, é chegar onde queremos com segurança!

Pensem nisso.

Nenhum comentário: