Novidade!

NA HORA H

Chegou a hora do exame, e agora? Para a maioria das pessoas o nervosismo é a principal barreira na hora de fazer um exame de aptidã...

terça-feira, 27 de setembro de 2011

ESTACIONAMENTOS



Estacionar nas grandes cidades está cada vez mais difícil. Não tem vaga. Quando tem, custa caro. A frota de veículos vem aumentando muito nos últimos anos de estabilidade econômica.

As pessoas estão realizando o sonho de comprar um carro.

Como o transporte público é precário na maioria das cidades brasileiras, as pessoas acabam utilizando o carro nesses deslocamentos ao trabalho.

E se não tiver onde estacionar?
E se tiver que pagar estacionamento?

Como infelizmente muitos não são educados o suficiente, estacionam em qualquer lugar: em cima das calçadas, nas marcas de canalização, dentre outros lugares proibidos.

As multas por estacionamento proibido variam de R$ 88, à R$ 293, aproximadamente, dependendo da situação.

Nas pequenas cidades, como a fiscalização não é muito atuante, é que o povo abusa mesmo.

Muitas vezes o pedestre esta caminhando pela rua porque tem veículos estacionados em cima da calçada!

Atravessam a rua fora da faixa porque estacionaram em cima dela!

Lembrando ainda que além da multa o veículo pode ser removido ao pátio do Detran.

Transitar é conviver em sociedade, então devemos respeitar o espaço dos outros, por esse motivo estacionar corretamente é vital para que isso aconteça!


domingo, 25 de setembro de 2011

SEMANA DO TRÂNSITO




Pois é pessoal, estamos na semana do trânsito (18 à 25 de setembro). Como acontece todos os anos, os orgãos de trânsito criam campanhas, promovem seminários, fazem panfletagem educativa, dentre outras ações objetivando sempre a redução da acidentalidade, a preservação da vida.
É claro que tudo isso é muito bom, o problema é que tem sido insuficiente, já que o ano tem mais de 50 semanas. Como ficamos no resto do ano?
Se esse esforço de conscientização fosse mais duradouro os resultados seriam muito mais satisfatórios.
Carecemos de educação?
Claro que sim, mas precisamos também de estrutura adequada e principalmente de uma maior fiscalização, já que a impunidade vem lotando os noticiários.
A campanha deste ano escolhida pelo Contran é a mesma criada pela ONU no ano passado:

TEMA: Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas 


Juntos podemos fazer quase tudo. Infelizmente muita gente não se importa com segurança, por isso precisamos entender que nossas atitudes talvez não mudem o mundo, mas certamente farão diferença para as pessoas que nos cercam.
Então vamos lá, vamos fazer a nossa parte!

sábado, 3 de setembro de 2011

CICLOMOTORES





O Ciclomotor é mais um exemplo de legislação mal feita. O Código de Trânsito diz que os veículos de até 50cc são de responsabilidade dos municípios, que tem a obrigação de registrar e licenciar esses veículos. Acontece que a grande esmagadora maioria desses municípios não possuem nem legislação, nem estrutura para atender o Código de Trânsito. Resultado: Quase ninguém emplaca ciclomotores!

O Código de Trânsito exige ainda carteira de habilitação na categoria ACC( autorização para conduzir ciclomotores), ou categoria A.

O problema é que quando a fiscalização flagra alguma infração cometida pelos condutores de ciclomotores, não tem como autuar, pois os veículos não são emplacados! Ou seja, eles podem fazer o que quiserem?

Está tramitando no Congresso projeto de Lei para transferir a responsabilidade de registrar esses veículos para o Estado, que já possui toda estrutura necessária para cumprir a legislação.

Os Ciclomotores são desenvolvidos para atingir velocidade máxima de 50Km/h. Ou seja, no trânsito congestionado de uma grande cidade esses veículos andam mais rápido que os carros. 

Então não dá para deixar esses veículos sem fiscalização.

Segue abaixo algumas matérias sobre o tema:

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/09/03/baratos-e-livres-de-fiscalizacao-ciclomotores-sao-novo-problema-para-transito-das-cidades.jhtm

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/09/03/para-deputado-fiscalizacao-deve-passar-o-quanto-antes-para-os-estados.jhtm

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/09/03/responsabilidade-sobre-ciclomotores-e-dos-municipios-diz-a-lei.jhtm