Novidade!

NA HORA H

Chegou a hora do exame, e agora? Para a maioria das pessoas o nervosismo é a principal barreira na hora de fazer um exame de aptidã...

domingo, 24 de julho de 2011

O PERIGO DO TRÂNSITO PARA AS CRIANÇAS



Por diversos fatores físicos e psicológicos a criança é muito mais vulnerável do que os adultos no trânsito.
Hoje em dia é muito comum as crianças e até os adultos fazerem da rua extensão da casa. Principalmente nas vias locais encontramos sempre crianças brincando.
As dificuldades de ver e ser vista por conta de sua baixa estatura, de distinguir os sons adequadamente, tornam as crianças alvo fácil no transito.
Muitos condutores habilitados tem dificuldade de mensurar velocidade e distância, o que dizer então das crianças?
Acredito que seja especialmente importante que os pais estejam atentos na educação dos seus filhos com relação ao transito, já que a família é a base da sociedade. O exemplo de comportamento deve ser dado desde o inicio de suas vidas no trânsito. O uso das calçadas, das faixas, e como atravessar as vias com segurança deve ser ensinado desde cedo.
Infelizmente muitas de nossas cidades não possuem calçadas e nem faixas de segurança para pedestres. O trânsito hoje é muito mais em função dos veículos do que dos pedestres.
A escola também tem papel fundamental na orientação da criança com relação ao trânsito, passando informações, buscando iniciar essa conscientização junto às crianças.
É dever das auto-escolas orientar os novos condutores da melhor maneira possível, conscientizando esses condutores da fragilidade do pedestre, em especial da criança. Lembrando que a preferência é do pedestre, que em qualquer situação de aglomerações a velocidade deve ser compatível com a segurança, principalmente quando são crianças.
As auto-escolas devem ainda orientar os condutores quanto à correta movimentação de crianças nos veículos, quanto a que tipo de assento é mais adequando dependendo da idade.
Portanto para conseguirmos a tão sonhada redução do índice de acidentes é necessário um trabalho em conjunto de todos os participantes da sociedade. Com isso teremos sem dúvida um trânsito muito mais seguro para nossas crianças.

Nenhum comentário: