Novidade!

NA HORA H

Chegou a hora do exame, e agora? Para a maioria das pessoas o nervosismo é a principal barreira na hora de fazer um exame de aptidã...

terça-feira, 5 de julho de 2011

A IMPORTÂNCIA DA SINALIZAÇÃO

    


      A sinalização de trânsito é o meio de comunicação entre o sistema de trânsito e cada um de nós. Através das sinalizações podemos identificar o que é certo ou errado no trânsito.
     Falando apenas dos principais, temos primeiro as PLACAS. Elas servem por exemplo para indicar deveres e proibições, alertar quanto a existência de perigo nas vias, além de indicar outras tantas coisas.
     As FAIXAS DE SOLO são igualmente importantes, pois servem por exemplo para nos guiar nas noites chuvosas, nos indicar quando podemos ultrapassar ou não, e para demarcar o espaço já tão pequeno que os pedestres tem no trânsito de hoje.
     O SEMÁFORO é um instrumento indispensável no controle dos cruzamentos, alternando preferências de passagem entre os veículos e entre os veiculos e os pedestres.
     Infelizmente grande parte das cidades brasileiras são desprovidas de sinalização adequada. Como poderemos ordenar o trânsito corretamente com tantas falhas de sinalização?
     Vejamos então o exemplo de uma lombada. Ela é implantada objetivando a redução da velocidade dos veículos proporcionando maior segurança e reduzindo acidentes. O problema é que uma lombada sem sinalização adequada muitas vezes até provoca acidentes.
      Como vamos acostumar os pedestres a atravessar nas faixas, se não existem faixas de segurança?
      É claro que precisamos educar os usuários para que possam entender as sinalizações, mas esse processo educativo deve ser iniciado desde a pré escola como diz o código de trânsito, pois participamos do trânsito desde pequenos.
      É necessário também que sejam realizadas campanhas de fiscalização educativa, para esclarecer aos condutores e pedestres as regras de circulação.
       Concluimos portanto que uma cidade bem sinalizada é uma cidade mais bonita, mais principalmente é uma cidade mais segura para todos.
       Então amigos, vamos aprender e respeitar as sinalizações!
     

Nenhum comentário: